Autoria e Comunicação no Design

Mauro Pinheiro

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Abstract
Este artigo discute o papel dos designers e dos usuários como co-autores de mensagens e produtos. Para tanto, destaca três momentos da história do design, nos quais a noção de autoria aparece distintamente: o período relativo ao design modernista, com a preponderância do Estilo Internacional; o final dos anos 80 e início dos anos 90, com a retórica visual pós-moderna; o começo do século XXI, com o advento da revolução informacional e da Web 2.0, destacando suas repercussões para o design de interação. Ao final, tendo em vista o futuro de pervasividade e ubiqüidade computacionais, aponta questões latentes que atualizam a discussão sobre a co-autoria de mensagens e produtos, ressaltando a importância de aprofundar as discussões sobre os processos de comunicação no campo do design.

Discusses the role of designers and users in the authorship of messages and products. It highlights three moments in design history, in which different notions of authorship are perceived: the period related to the modernist design and the International Style; the first years of the 90’s, with the post-modern visual rhetoric; the beginning of the XXI century, with the information revolution and Web 2.0. As a conclusion, considering the presence of ubiquitous computing in the future, addresses some topics that update the discussion about authorship, emphasizing the importance of deepening the discussions about communication processes in the design field.

ISSUE 3 | April 2010 | 04/07 | Past Radical Propositions